Pajurá

Couepia bracteosa

Esta fruta merece um coração?
Seja o primeiro a avaliar!
Fotografia detalhada da fruta Pajurá

Descrição

Fruto nativo da Amazônia, de polpa alaranjada, doce, espessa e levemente oleosa, com aroma marcante. Consumido in natura, em doces, bolos, pudins, farofas e bebidas. Considerada PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), é valorizada pelo sabor e potencial gastronômico.

Pajurá Serve Pra Quê? Benefícios

Rica em fibras, carotenoides (alfa-caroteno, beta-caroteno, beta-criptoxantina), precursores de vitamina A. Possui compostos fenólicos com ação antioxidante, auxilia na saúde dos olhos, pele, imunidade e prevenção de doenças cardiovasculares. Tradicionalmente usada na medicina popular para problemas gastrointestinais.

História e Origens

O pajurá é nativo da Amazônia, especialmente das áreas de várzea. Era consumido por povos indígenas e comunidades ribeirinhas, sendo apreciado por seu sabor doce e aroma marcante.

Curiosidades

O pajurá tem polpa macia e casca fina! E sabia que a fruta é usada para fazer sorvetes e licores regionais? No Norte, é considerada iguaria rara.

Quais as Variedades de Pajurá

Não há variedades comerciais amplamente reconhecidas; o pajurá (Paullinia cupana var. sorbilis) é consumido principalmente in natura.

Valores Nutricionais em 100g de Pajurá

Calorias 120 kcal
Carboidratos 28 g
Proteínas 1.2 g
Gorduras 1.5 g
Fibras 5 g
Vitamina C 8 mg

Época de Colheita

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Disponível
Indisponível

Janeiro a Abril