Guaraná

Paullinia cupana

Esta fruta merece um coração?
3.0 corações (1 voto)
Fotografia detalhada da fruta Guaraná

Descrição

Fruta originária da Amazônia, conhecida por suas propriedades estimulantes e sabor característico. É uma planta trepadeira que pode atingir até 12 metros de altura. Seu fruto é uma cápsula vermelha contendo uma semente preta e branca, da qual é extraído o pó de guaraná, amplamente utilizado na indústria alimentícia e farmacêutica. Tradicionalmente utilizado na fabricação de refrigerantes e sucos.

Guaraná Serve Pra Quê? Benefícios

Rico em cafeína, teobromina e teofilina, substâncias estimulantes que contribuem para sua fama como energético natural. Contém carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (potássio, fósforo e cálcio). Possui ação termogênica que ajuda a acelerar o metabolismo e estimular o gasto energético, contribuindo para a perda de peso. Previne doenças cardiovasculares, auxilia contra o envelhecimento precoce, ajuda no controle da glicose no sangue e possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas.

História e Origens

O guaraná é nativo da Amazônia e era utilizado por povos indígenas como estimulante e remédio natural. Foi descrito por missionários europeus no século XVII e, desde então, tornou-se símbolo da cultura amazônica e ingrediente de bebidas energéticas.

Curiosidades

O guaraná tem sementes que lembram olhos humanos! E sabia que o Brasil é o maior produtor mundial? O refrigerante de guaraná é paixão nacional!

Quais as Variedades de Guaraná

Variedades: Guaraná tradicional (Paullinia cupana), Guaraná de Maués (considerado de melhor qualidade) e híbridos regionais.

Valores Nutricionais em 100g de Guaraná

Calorias 85 kcal
Carboidratos 18 g
Proteínas 2 g
Gorduras 0.5 g
Fibras 3 g
Vitamina C 5 mg

Época de Colheita

Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Disponível
Indisponível

Anual

Outras Frutas da Família Sapindaceae